Escola da Ponte


Era preciso repensar a escola, pô-la em causa. A que existia não funcionava ,os professores precisavam mais de interrogações do que de certezas. Concluímos que só pode haver um projecto quando todos se conhecem entre si e se reconhecem em objectivos comuns. Apercebemo-nos que um dos maiores óbices ao desenvolvimento de projectos educativos consistia na prática de uma monodocência redutora que remetia os professores para o isolamento de espaços e tempos justapostos, entregues a si próprios e à crença numa especialização generalista. Percebemos que se há alunos com dificuldades de aprendizagem, também os professores têm dificuldades de ensino.
Obrigar cada um a ser um outro-igual-a todos, é negar a possibilidade de existir como pessoa livre e consciente A escolinha era do "plano dos centenários", tinha duas salas e cada sala a sua entrada.
Grandes males, grandes remédios! Num belo dia, vá de deitar abaixo a parede que as dividia. Limpada a caliça, os putos espreitaram para o outro lado. Lá estavam meninas e meninos iguais aos do lado de cá... O buraco estava aberto e nem pensar em tapá-lo. Veio o trolha a mando da Junta de Freguesia e fez do feio buraco um belo pórtico comum a dois universos que passaram a ser um só. Onde antes estava uma parede que dividia achava-se agora uma passagem que juntava.
Na nossa escola todos trabalham com todos. Assim, nem um aluno é aluno de um professor mas sim de todos os professores, nem um professor é professor de alguns alunos, é professor de todos os alunos. Os professores rodam pelos diferentes espaços de tempos a tempos, de modo a que possam trabalhar com todos os alunos. Por outro lado, cada uma das expressões é trabalhada por um grupo de dois professores. Como é lógico tem-se sempre o cuidado de assegurar a continuidade do trabalho que se está a desenvolver, não havendo quebras acentuadas do ambiente de trabalho.

Hoje, a nossa Escola assenta na autonomia dos alunos.
Apesar de estar inserida no sistema oficial de ensino, tem deparado com muitas barreiras quanto ao reconhecimento das virtualidades de uma aprendizagem alicerçada em valores como a solidariedade e a co-responsabilização dos educandos. Um modelo pedagógico que começa finalmente a servir de inspiração a outras escolas.

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quinta-feira, 1 de julho de 2010

S. João/ Dia Eco-Escolas

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2 comentários:

  1. Olá! Sou a professora Aida Cunha Batista de Porto Alegre - Rio Grande do Sul -Brasil.
    Também desenvolvemos atividades de proteção a natureza e convidamo-os para conhecer nosso blog: http://equipedoverde-emeisantarosa.blogspot.com/
    Como tarefa de uma gincana cultural temos a missão de fazer contato com uma escola de um país participante da copa do mundo e gostariamos de convidá-los para essa missão.
    Atenciosamente, Escola Municipal de Educação Infantil da Vila Santa Rosa - RS - Brasil.

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  2. Pode parecer repetitivo, para algumas pessoas, o foco que se dá na Marcha do São João: o meio ambiente.
    Convém, no entanto, que a escola esclareça todos os que visitam (quer a escola, quer o blog...)da importância do tema, como ele surge. Não será porque faz parte de uma atividade planificada? que faz parte de um dos projetos, de uma das responsabilidades? Que faz parte da avaliação, da auto-avaliação...?
    Quando ouço comentários de que a Escola da Ponte fala sempre da mesma coisa na Marcha do São João fico triste... será que vocês podem dar visibilidade a todo o processo (para a comunidade/sociedade)????
    Beijos e muitos parabéns!!!!

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